Conselho Federal de Medicina altera regras de divulgação para médicos nas redes sociais; confira as mudanças

Conselho Federal de Medicina altera regras de divulgação para médicos nas redes sociais; confira as mudanças

Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)

Depois do processo com consulta pública o Conselho Federal de Medicina (CFM) modificou algumas regras relacionadas à divulgação. A partir das alterações, o médico pode divulgar seu trabalho nas redes sociais, produzir publicidades de equipamentos do ambiente de trabalho e uso de imagens de pacientes com fim educativo. 


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A resolução será publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União. A partir da publicação, entra em vigor depois de 180 dias. 


Segundo o conselheiro federal, Emmanuel Fortes, que havia sido relator do texto de regulamentação vigente, explicou que foi feita avaliação para que houvesse mudanças: 


– Durante décadas, dividimos a prática da medicina em duas, a do consultório e pequenos serviços autônomos e a hospitalar. Depois da releitura desses dispositivos legais, vimos que deixamos de tratar de forma isonômica as duas formas de prática da medicina. A partir dessa revisão, passamos a assegurar que o médico possa mostrar à população toda a amplitude de seus serviços, respeitando as regras de mercado, mas preservando a medicina como atividade meio. 


Mudanças

A nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões.


A imagem deve ter caráter educativo e obedecer os seguintes critérios: 


  • o material deve estar relacionado à especialidade registrada do médico e a foto deve vir acompanhada de texto educativo, contendo as indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.

  • A imagem também não pode ser manipulada ou melhorada e o paciente não pode ser identificado. Demonstrações de antes e depois devem ser apresentadas em conjunto com imagens contendo indicações, evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes da intervenção. Quando for possível, deve ser mostrada a perspectiva de tratamento para diferentes biotipos e faixas etárias, bem como a evolução imediata, mediata e tardia.


É comum que o paciente publique em suas redes sociais agradecimento ao profissional que o atendeu. Agora, o médico poderá repostar, em suas redes, esses elogios e depoimentos:


– A única observação é a de que o depoimento seja sóbrio, sem adjetivos que denotem superioridade ou induzam a promessa de resultados – esclarece Emmanuel Fortes.


Quando o médico usar imagens de banco de imagens, deverá citar a origem e atender as regras de direitos autorais. Quando a fotografia for dos próprios arquivos de médico ou do estabelecimento onde atue, deve obter do paciente a autorização para publicação. A imagem deve garantir o anonimato do paciente, mesmo que este tenha autorizado o uso, e respeitar seu pudor e privacidade.


A Resolução 2.336/23 autoriza a captura de imagens por terceiros apenas para os partos. Não podem ser filmados por terceiros outros procedimentos médicos:

 

– O nascimento é um momento sublime, daí porque permitimos a filmagem e fotos. Em outras situações, não podemos colocar em risco a segurança do paciente – argumenta Fortes.

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